Como declarar falência da empresa? Entenda o processo e veja quem pode pedir!

Você está visualizando atualmente Como declarar falência da empresa? Entenda o processo e veja quem pode pedir!

O que faz uma empresa decretar falência?

Quando falamos em falir, ativamos alguns medos, principalmente de ser uma vergonha social, pros seus amigos, pra sua família, para as pessoas que estão ao seu redor também.Mas esse é um pensamento que jamais deve passar pela cabeça do empreendedor

Empresários endividados são pressionados por todos os lados a pagar seus credores. São intimidados e constrangidos de forma cruel; o dinheiro passa a ser seu maior objeto de desejo, mas ele simplesmente não o tem.

A impotência que se instala em não conseguir resolver seus problemas vem, em muitos casos, em razão da dificuldade em olhar para a situação de forma racional e distante.

Os sentimentos que consomem o empresário falido, que perdeu tudo após anos de conquistas, impede-o de olhar para as soluções e fazem com que o tormento e o desespero prevaleçam.

Quem consegue superar essa fase percebe os erros cometidos, não se desqualifica e trilha nova jornada empreendedora. Essa pessoa terá conseguido aprender as lições necessárias e não imputará a si ‘castigos emocionais’. Esses só servem para minar a autoestima e a confiança. Todos nós erramos!

Lembre-se que, por mais que o empreendedor se dedique e trabalhe, diversos fatores podem acabar influenciando e mudando o futuro do negócio, ou seja, o sucesso não depende só do empresário, por isso empreender é assumir o RISCO EMPRESARIAL. Neste momento de insolvência, é importante entender o processo de como decretar falência de uma empresa.

Em situações como essa, é normal ficar preocupado e com muita coisa na cabeça. Mas quando a empresa não é encerrada de forma correta, o empreendedor pode ter mais prejuízos e pendências.

Muitas vezes o empreendedor tem apego ao negócio ou mesmo fica com vergonha de estar numa situação de falência e isso o faz postergar o encerramento da empresa o que pode causar ainda mais prejuízo para ele já que as dívidas aumentarão.

Veja, se o empreendedor ao perceber a situação de insolvência e já procurar ajuda pode ser que ao final ainda tenha patrimônio a receber. Agora, se eventualmente arrastar/maquiar a insolvência pode ser uma tragédia pois pode inclusive ter que pagar as dívidas da empresa com seu patrimônio pessoal e além disso, ser proibido de abrir empresa por período de até 5 anos.

Talvez se interesse por esse artigo🔜🔜🔜 “ Qual o benefício da Falência para empresário que encerra sua empresa de forma regular?”

Assista o vídeo 🔜 Quais os benefícios da Falência?

Posto isso, vamos entender esse processo.

Entenda o que leva uma empresa à falência e saiba como lidar com o encerramento do negócio.

Como declarar falência de uma empresa? Veja o passo a passo!

A falência deve ser decretada quando não existe chance do negócio se recuperar financeiramente. Ela pode ser solicitada pelo próprio empresário ou por um credor, ou seja, por alguém que a empresa está devendo.

O processo de decretar falência envolve algumas etapas. São elas:

  • Na declaração de falência, quando solicitada pelo credor, a empresa pode se defender. Mas quando a própria empresa solicita, a Justiça pode decretar falência imediatamente;
  • Com o decreto de falência, é nomeado um síndico ou é pedida a prisão preventiva do empresário;
  • Inicia-se uma investigação para avaliar o que a empresa tem e o que ela deve. Assim, é feita uma ordem de pagamento;
  • Liquidação: distribui tudo que a empresa tem para pagamento das dívidas.

Afinal, o que leva uma empresa à falência?

Muitos motivos podem levar um negócio à falência. Desde fatores internos a condições externas. No geral, essas condições podem ser divididas em três categorias:

  • Problemas econômicos: é quando o negócio sofre com mudanças na oferta e demanda do produto. Como por exemplo, em casos de recessão econômica.
  • Problemas financeiros: quando as dívidas da empresa são maiores do que o faturamento e a situação demora para se resolver, a empresa se torna inviável.
  • Problemas patrimoniais: nesse caso, os ativos da empresa (bens, equipamentos, matéria-prima, etc) são menores do que os passivos de dívidas.

Quando o negócio tem muitas dívidas e o faturamento ou bens próprios não são suficientes para cobrir esse débito, pode ser um sinal de que a empresa está falindo.

Mas o que leva um empreendedor a chegar a esse ponto? Isso pode acontecer por alguns motivos, como:

  • Falta de capital de giro;
  • Desconhecimento do processo de precificação;
  • Problemas na gestão financeira do negócio;
  • Ausência de um planejamento.

Como ficou claro, a maioria dos problemas que levam à falência de uma empresa podem ser evitados. Com estudo, pesquisa e muita atenção, é possível se proteger das mudanças do mercado e cuidar da operação da sua empresa.

O que devo saber antes de declarar falência?

Por mais que você já tenha ouvido falar em empresas que declaram falência, o conceito é difícil e pode gerar dúvidas. Por isso, veja 5 perguntas para entender melhor o que significa uma empresa falir.

1. O que é falência?

Na prática, falência é o processo pelo qual uma empresa fecha as portas devido a problemas financeiros. Tecnicamente falando, a falência é quando todo o patrimônio do empresário é reunido e usado para pagar as dívidas.

Como já falamos, a falência pode ser pedida pelo próprio empresário, ao ver que sua empresa não tem mais condições. Mas também pode ser solicitada pelos credores, que buscam ter suas dívidas quitadas.

2. O que ocorre quando uma empresa decreta falência?

Como o processo de falência está ligado às dívidas que a empresa não consegue pagar, será necessário um planejamento para quitar esses débitos.

Portanto, após decretar a falência, os bens da empresa, assim como do empresário, podem ser reunidos e liquidados. Ou seja, serão usados para pagar tudo que deve.

Além disso, os proprietários e sócios da empresa não podem exercer qualquer atividade empresarial até o fim do processo judicial de falência.

3. Quem pode declarar falência de uma empresa?

A solicitação pode ser feita por quem está esperando receber dinheiro dessa empresa, ou seja, o credor. E, também, pelo próprio empreendedor, quando percebe que o negócio não tem condições de seguir funcionando.

No primeiro caso, o empresário pode se defender perante a justiça e a falência não é decretada imediatamente. Já na segunda opção, o Juiz pode confirmar a falência no mesmo instante.

4. Quando declarar falência?

A falência é uma opção quando a empresa não é mais viável financeiramente. Seja pelo excesso de dívidas ou por não faturar o necessário para continuar funcionando.

Quando o credor pede falência, as dívidas devem ser maiores do que 40 salários mínimos. Já se for um pedido da própria empresa, ou seja, autofalência, é preciso provar que o negócio não tem possibilidade de quitar suas dívidas.

5. O que acontece com as dívidas ao declarar falência?

As dívidas não somem de uma hora para outra após uma empresa decretar falência. Neste caso, a Justiça vai reunir todos os bens (ativos) que a empresa possui e vendê-los.

O objetivo é reunir a quantia necessária para pagar os credores. Todo esse processo é acompanhado pela justiça.

recomendo a leitura “EMPRESA QUE DECLARA FALÊNCIA PRECISA PAGAR DÍVIDAS?”

Conheça as diferenças entre falência e recuperação judicial

A recuperação judicial é uma forma de evitar a falência.Click aqui e saiba como pedir a Recuperaçao Judicia“O que é preciso para entrar com o pedido de Recuperação Judicial?”

Ela é utilizada quando ainda existem chances de recuperação da empresa. Nesse caso, a Justiça intervém para reorganizar econômica e administrativamente.

Já a falência é quando não há chance de recuperação, mesmo com uma reorganização. Neste caso, toda a empresa e seus ativos são usados para pagar as dívidas existentes.

Em outras palavras, a recuperação judicial é quando ainda há esperança para o negócio. A falência é quando não tem mais chance de retomada.

Não esqueça de buscar medidas de reestruturação financeira, como a Recuperação Judicial, para evitar a falência e minimizar os prejuízos.

Conseguiu entender melhor o assunto? Se sua empresa está passando por dificuldades financeiras e deseja atendimento rápido e personalizado, ENTRE EM CONTATO CONOSCO (61) 9 9576 – 4144. Sou advogada especialista na área, graduanda em contabilidade e sou advogada com vasta experiência na área empresarial.

Siga este perfil.

Compartilhe conhecimento, divulgue informações interessantes e seguras.

Instagram: eduardabrito.adv

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️

Deixe um comentário