Dinheiro da empresa é dinheiro do sócio?

Você está visualizando atualmente Dinheiro da empresa é dinheiro do sócio?

A empresa é minha, então o dinheiro é meu!

Esse é um dos maiores, e se não me engano, os piores comportamentos dos empresários é achar que o dinheiro da empresa é dinheiro dos sócios. Só que não!

Não importa que o sócio seja seu único titular, ou trabalhe 80 horas semanais,o dinheiro proveniente de produtos ou serviços que a empresa vende e/ou presta é da empresa

Na maioria das vezes, os sócios esvaziam as contas da empresa e depois reclamam que estão sendo processados, a exemplo de uma causa trabalhista, uma execução fiscal onde o juiz estende a dívida para a pessoa física dos sócios.

Veja, se os sócios não respeitam o caixa da empresa os credores devem respeitar? Não nè!

Por isso é importante saber separar as contas da empresa das contas pessoais bem como saber retirar valores da empresa de forma segura.

Pois bem, existem 2 maneiras do sócio retirar dinheiro da sociedade de forma lícita.

A primeira é a remuneração advinda do trabalho prestado na sociedade. Logo, se o sócio trabalha a empresa precisa pagar o pró-labore mensal .

A outra forma de remuneração é a distribuição dos lucros que é proveniente do capital investido da sociedade que independe do trabalho.Os sócios deverão apurar os resultados em determinados períodos e verificar se a empresa alcançou resultados positivos, se alcançou, podem fazer a distribuição de lucros respeitando a periodicidade prevista no contrato social.

E se o resultado for negativo?

Nesse caso não há que se falar em distribuir lucros, haja vista não ter lucros. Inclusive é uma ilicitude retirar dinheiro do caixa da empresa quando a empresa está no vermelho,

E você pode perguntar, mas Dra, e o dinheiro que sobra no caixa da empresa?

O dinheiro que sobra no caixa da empresa é da empresa. Não pertence aos sócios.Deixe lá. pois na hora da contabilização dos resultados , se for positivo, você vai receber sua participação no lucro.

É imprescindível a empresa ter um caixa forte e sustentável, pois estando bem, os sócios também estarão bem.

Mas o fato de não poder tirar valores a hora que qusier, não quer dizer que o sócio não deve receber nada, lembre-se , se o sócio trabalha empresa, tem direito a receber o Pró-labore, o que seria uma espécie de um salário pelos serviços prestados aquela empresa. Vale ressaltar que não é quanto o empresário quer receber e sim o quanto a empresa pode pagar.

Sabendo que o dinheiro deve ser separado, o empreendedor PRECISA viver dentro da realidade que ele recebe da empresa a título de Pró-labore visto que este valor é sempre o mínimo possível, pois ele deve garantir a sustentabilidade da empresa, afinal é dali que vem o seu sustento.

O sócio precisa ter um salário fixo, e este é a sua base de contribuição ao INSS.

Já a retirada de lucros precisa seguir algumas etapas.O lucro é devido aos sócios desde que a empresa não esteja com o fluxo de caixa comprometido por retiradas indevidas.

É altamente recomendável que parte do lucro seja sempre reinvestindo da empresa bem como criar uma reserva financeira.

Por isso, defina previamente o % de lucros que será reinvestido e o % que será distribuído. Periodicamente revise se ainda faz sentido.

Mantenha transparência entre os sócios, remunere os gestores e principalmente:

Utilize contas bancárias separadas!

Lembre-se você que quer viver do seu negócio, você precisa permitir ele crescer e estar forte e preparado, e ai sim você conseguirá ganhar tanto quanto você desejar.

Uma empresa forte e saudável precisa estar organizada principalmente na área financeira, não muito distante de nós pessoas físicas. Eu costumo dizer que o coração da empresa é o financeiro. É quem precisa garantir uma série de coisa, abertura, todas as despesas independentes de vendas, salários, fornecedores, impostos, e ainda fazer reservas.

Nesse momento te convido a refletir sobre como você está cuidando do seu negócio e tentar melhorar esses ganhos.

Deixe um comentário