Quais documentos analisar na compra de uma empresa?
Começo alertando a você que está pensando em comprar uma empresa que, após sua entrada como dono desta empresa, todas as dívidas passarão ser de sua responsabilidade, mesmo aquelas constituídas anteriormente à sua entrada no negócio.
Por isso, durante o processo de negociação para realização de compra de uma empresa, seja qual for o seu ramo ou estágio de desenvolvimento, é preciso tomar o cuidado de realizar uma análise minuciosa quanto à viabilidade do negócio para não comprar gato por lebre.
A due Diligence nada mais é que compreender se os números e resultados apresentados pelo vendedor ao comprador refletem sua realidade de mercado, nas suas potencialidades e riscos para o futuro próximo e longo.
Essa análise ou investigação recebe o nome de Due Diligence. Uma prática ainda incipiente no mercado brasileiro, porém, que vem ganhando cada vez mais espaço na atividade empresarial.
Para compreender melhor sobre do que trata a Due Diligence, seus aspectos fundamentais e principais áreas de análise, continue lendo abaixo!
Qual a importância da Due Diligence na aquisição e venda de empresas?
Numa transação de compra e venda de empresas, a Due diligence desempenha papel fundamental, para não dizer imprescindível!
Afinal, os resultados do processo de Due Diligence são fundamentais para aquele interessado na compra da empresa. Isso porque, quem adquire herda todo o negócio, inclusive a parte ruim, isto é, os eventuais passivos e exposições e riscos.
Nesse sentido, o processo de Due Diligence permite que se avalie minuciosamente a empresa objeto da transação, investigando, por exemplo, qual o risco da operação, além de auxiliar na fixação de parâmetros para a precificação da venda e para conhecer os aspectos internos da vida fiscal, trabalhista, contábil e legal do empreendimento.
De fato, a Due Diligence remete à realização de um verdadeiro “pente fino” na vida da empresa.
No entanto, é preciso ter em mente que esse processo deve ser realizado de forma técnica, detalhada e cuidadosa, de modo a proporcionar ao vendedor e ao comprador informações que sejam verossímeis e relevantes na hora da negociação.
A falta de um processo adequado de Due Diligence pode ter consequências graves para quem está comprando a empresa. Isso pode incluir multas, sanções regulatórias, perda de reputação, perda de negócios e até mesmo processos legais
ATENÇÃO!
Analise cada detalhe do contrato antes de assiná-lo
No momento de assinar o contrato e fechar o negócio, é preciso estar absolutamente seguro a respeito da transação. Leia com cuidado cada cláusula do documento, de preferência com o acompanhamento de um advogado.
Tire todas as suas dúvidas e não deixe nenhum detalhe sem esclarecimento, afinal, o contrato é um documento jurídico e precisa ser bem compreendido, já que é o que determina os direitos e obrigações das partes e, após assinado, deve ser seguido.
Antes de fechar qualquer negócio, é necessário pesquisar bastante fazer uma vasta pesquisa e avaliar todos os cenários. Dessa forma, você terá a oportunidade de escolher o que é mais adequado para o seu perfil empreendedor e ofereça mais chances de bons resultados.
Agora que você já sabe o principal sobre Due Diligence é hora de conversarmos! Conte para nós, na caixa de comentários: quais são os principais dúvidas sobre a compra da empresa ?
Salve, Compartilhe através das suas redes sociais. Envie para um amigo!
Dúvidas? Entre em Contato: (61) 9 9576-4144
Temos uma equipe jurídica que atua como escritório full-service atendendo áreas como Consumidor, Trabalhista, Tributário, Societário, Contratos e sempre com uma visão empresarial embasada em dados e teses jurídicas de reconhecido êxito.
Instagram eduardabrito.adv
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️