O que prestar atenção no contrato de locação comercial?

No momento você está vendo O que prestar atenção no contrato de locação comercial?

Os contratos de locação para fins comerciais apresentam desafios adicionais em comparação aos contratos residenciais. Eles envolvem uma série de considerações complexas que ambas as partes, locador e locatário, devem entender para evitar futuros litígios.

Neste post, discutiremos os pontos mais complexos a serem considerados em contratos de locação comercial, fornecendo informações valiosas para ajudar a garantir negociações transparentes e bem-sucedidas. Vejamos:

DURAÇÃO DO CONTRATO

Verifique a data de início e término do contrato.

Certifique-se de que a duração do contrato seja a que você acordou com o proprietário e que não haja cláusulas de renovação automática que você não concorda.

VALOR DO ALUGUEL

Confira o valor do aluguel e a forma de pagamento.

Certifique-se de que o valor esteja de acordo com o combinado e verifique se existem taxas adicionais, como despesas de condomínio ou de água e energia.

PRAZO DE PAGAMENTO

Verifique o prazo de pagamento do aluguel e quais as consequências de atraso ou inadimplência, como multas e juros.

 CONDIÇÕES DO IMÓVEL

Verifique as condições do imóvel antes de assinar o contrato e informe qualquer problema ou dano existente. Se o contrato mencionar que o imóvel será entregue em condições específicas, verifique se elas estão sendo cumpridas.

RESPONSABILIDADES

Verifique as responsabilidades de cada parte em relação ao imóvel, como reparos e manutenções. Verifique se o contrato menciona claramente quem é responsável pelo que.

CLÁUSULAS ADICIONAIS

Confira se existem cláusulas adicionais, como restrições para animais de estimação, obras ou sublocação.

Leia com atenção e verifique se concorda com elas antes de assinar o contrato

REGISTRO DO CONTRATO

Verifique se o contrato será registrado em cartório e se todas as partes envolvidas terão cópias do documento.

Prestar atenção a esses detalhes pode evitar problemas futuros e garantir uma locação mais tranquila e segura para todas as partes envolvidas. Se tiver alguma dúvida, é sempre importante conversar com um advogado ou profissional especializado em direito imobiliário antes de assinar o contrato.

TERMO DE VISTORIA

Como anexo ao contrato, o inquilino receberá o Termo de Vistoria.

Esse documento detalha as condições de conservação do imóvel. Caso ele verifique divergências entre o termo e o estado do apartamento ou casa, o inquilino deve comunicar imediatamente por escrito as discrepâncias ao locador ou à administradora. Você pode também enviar por email.

IMPORTANTE!!

FORMAS DE RESCISÃO DO CONTRATO

Por fim, uma cláusula que é essencial em contratos de locação comercial é a de rescisão do contrato.

De acordo com o que você já viu antes, um contrato de locação como esse é muito importante ao negócio.

Então, uma eventual rescisão dele também pode trazer consequências bem prejudiciais à empresa.

Nesse sentido é que a cláusula de rescisão deve ser elaborada com muito cuidado, evitando prejuízos à parte que tem mais riscos, que é o locatário.

Lembre-se que o contrato de locação comercial é extinto de pleno direito findo do prazo, sem a necessidade de aviso prévio ou notificação.

Por isso, verifique as condições de rescisão do contrato, como aviso prévio e multas e se o contrato prorroga automaticamente ou não.

Conclusão:

Assim, nossa orientação sempre será de que você contrate um advogado para elaborar o documento para você. Com certeza esse profissional irá trazer a segurança que você precisa nessa negociação.

Salve, Compartilhe através das suas redes sociais. Envie para um amigo!

Dúvidas? Entre em Contato: (61) 9 9576-4144

Temos uma equipe jurídica que atua como escritório full-service atendendo áreas como Consumidor, Trabalhista, Tributário, Societário, Contratos e sempre com uma visão empresarial embasada em dados e teses jurídicas de reconhecido êxito.

Instagram eduardabrito.adv

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!

⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️

Deixe um comentário